A minha mãe e a loiça

by - abril 06, 2015



Quando se compra uma máquina de lavar loiça (ou louça, como queiram), é para quê? Para não ter de lavar a louça (ou loiça, também serve), certo? Pois claro, mas isso não entra na cabeça da minha querida mãe.

Passar por água, tudo bem, para aquela porcaria toda, que chamamos comida, não entupir a bicha. Mas quando se adiciona detergente à água e à esponja, isso chama-se lavar a loiça. Supostamente, não seria preciso metê-la na máquina, mas nãão! Para a minha mãe aquilo não fica devidamente limpo e ainda tem de ir à máquina para desinfectar. 
Quando não a mete na máquina fica dez minutos a lavar uma só caneca e ainda lhe consegue partir a asa de tanta força que faz.

Cada vez que eu ou o meu pai abrimos a máquina da loiça temos de perguntar se está lavada ou por lavar porque não se nota diferença.
O bom disto tudo é que nunca me deixou lavar nem passar a loiça quando era pequena com medo que ficasse sujo.

You May Also Like

17 comentários

  1. Loiça ou louça, é indiferente. Talvez loiça seja uma forma mais arcaica, mas as duas maneiras são corretas. :)

    A máquina da loiça serve para lavar a louça (lol). É evidente que temos de remover os detritos sólidos, mas não é necessário detergente. Lavar a loiça à mão já é um desperdício de água. Lavar a louça à mão e a seguir lavar na máquina, é só um modo de gastar mais água e energia, se usarmos água quente na primeira lavagem. :)

    R: a minha cadelinha está a ficar velha de dia para dia. Tem dias que mal se tem nas pernas e hoje foi-lhe diagnosticado um sopro no coração.
    Na próxima semana vai fazer análises, para ver se sofre de diabetes.
    A minha melhor amiga dos últimos 15 anos, parece que se está a preparar para partir... :(

    ResponderEliminar
  2. Sorte a tua! Eu desde os 10 anos que tenho de passar a loiça por água antes de ir à máquina.
    R: eu ainda estou no 11º ano em ciências. Gostava de ir para Medicina

    ResponderEliminar
  3. ahahahahaha adorei esse post!! A tua mãe é TOP gosto dela!! Posso ser filha dela também?? ahahah

    ResponderEliminar
  4. tal e qual a minha mãe! xD
    r: pois, ninguém estava à espera, foi um choque... agora é seguir em frente, vou ficar bem de certeza, tenho ao meu lado pessoas espectaculares :)

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa não há máquina de lavar loiça há muitos anos. Ficava sempre tudo mal lavado e como era preciso lavar novamente depois acabou-se com isso e ainda ganhámos espaço! Por acaso é máquina da qual não sinto falta nenhuma.

    ResponderEliminar
  6. Isso é um autêntico desperdício de água. E a máquina de lavar não desinfecta nada, só lava, tal e qual como à mão.
    Cá em casa lava-se tudo à mão. Nunca gostei muito de máquina de lavar.

    ResponderEliminar
  7. Ai, as mães e as suas ideias conseguem ser tão cansativas! Quando metem uma coisa na cabeça... xD

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa temos máquina de lavar a loiça e nunca se usa -.- a minha mãe diz que não quer usar porque como somos só 4 não há loiça que encha logo a máquina (ela não deve contar com a loiça que se suja a cozinhar nem com a do pequeno-almoço, com certeza). Isso que a tua mãe faz nem se justifica, assim está a gastar o dobro da água quando podia só gastar metade :s

    r: gostei do Paddington mas é assim um bocado mais do mesmo. Porém é super fofinho e é uma grande história de amor e amizade :)

    r2: oh, tão querida :) não precisas de esmurrar ninguém.. Quer dizer, só se me esmurrares a mim, talvez mereça (ou a minha cabeça é que merece, é igual). Isto são fases, em breve estarei melhor :) como estás tu minha Zuzu?

    ResponderEliminar
  9. Hehehe, quem me dera gostar tanto de lavar a loiça como a tua mãe! Fico aborrecida só de passa-la por água para por na máquina xD

    Segui *-*

    ResponderEliminar
  10. Ahahaha ao menos tens a certeza que não comes em louça cuja! xD

    ResponderEliminar
  11. Ahahah também quero uma mãe assim para não ter de lavar nem por loiça na máquina ahah
    http://the-blog-ofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Quando eu era pequena a minha mãe acabava por dizer "Não é preciso" quando me oferecia para lavar a loiça (ou louça), mas era porque eu partia sempre alguma tigela ou prato quando estava a secar as coisas xD

    ResponderEliminar
  13. Sabes a tua mãe nem está assim tão errada quanto ao desinfectar, mas eu também não lavo `a mão e dps na máquina :p
    Mas não vale a pena contrariar, mãe é mãe e é melhor deixá-las com as suas manias!

    ResponderEliminar